domingo, 1 de janeiro de 2012

Projeto Rio Grande do Sul 5º ano

Projeto: Rio Grande do Sul e suas riquezas
Justificativa
A partir de estudos feitos nos planos diários da professora titular e a pedidos da mesma, percebemos a importância de revisar conteúdos que foram trabalhados no decorrer do ano.
O assunto que foi abordado por ela durante o ano, e que achou de extrema importância recordar foi a história do Rio Grande do Sul e aspectos relevantes da mesma, pois alguns alunos tiveram dificuldades na compreensão do seguimento dos fatos entre outras apresentadas.
Objetivo geral
       Favorecer o conhecimento e a valorização da cultura Riograndense por meio de representações e participações em atividades lúdicas, significativas e contextualizadas dando mais sentido a aprendizagem preparando os alunos para a crescente autonomia.
Objetivos específicos
Português
       Compreender o assunto estudado a partir de textos e interpretações;
       Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
       Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas.
Matemática
       Resolver situações-problema desenvolvendo formas de raciocínio e processos e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

História
       Ampliar conhecimento sobre a história do Rio Grande do Sul e suas vertentes;
       Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;
       Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o das comunidades indígenas estudadas;
       Estabelecer relações entre o presente e o passado.
Geografia
       Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
       Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
       Identificar as paisagens naturais do nosso estado (vegetação predominante).
Artes
       Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
       Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.

Ensino Religioso
       Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural.

Educação Física
       Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.

Informática
       Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Pluralidade cultural
       Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia;
       Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão.
Avaliação
Avaliarei as situações de aprendizagem e como estas foram aproveitadas pelas crianças e valorizar as diferenças existentes entre elas. Será feita também através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário