domingo, 1 de janeiro de 2012

A Dracma perdida

PLANEJAMENTO:
“A DRACMA PERDIDA”

Objetivo geral: Fazer com que as crianças compreendam que elas são preciosas para Deus.

ATIVIDADES:
1º Narração da História: “A DRACMA PERDIDA”
Objetivo: Despertar o interesse da criança para envolvê-la no assunto que dará seqüência as outras atividades e conhecer um pouco das parábolas existentes.
Procedimento: Pedir que as crianças sentem-se em “U” ou da maneira mais confortável possível para que possam desfrutar desse momento e após começaremos a contar a história.
Materiais: História.
A DRACMA PERDIDA
(Lucas 15. 8 – 10)

Antigamente quando um casal ficava noivo, o esposo dava para sua esposa uma jóia com dez moedas, chamadas de dracmas. Era um enfeite usado na cabeça, mostrando assim que ela estava comprometida, era como se fosse à aliança nos dias atuais.
O seu valor em dinheiro não era muito alto, mas era de grande valor emocional, por isso ela cuidava com muito carinho. Se o seu enfeite estivesse mal cuidado, sujo ou faltando alguma parte, representava que ela era uma esposa relaxada. Por isso ela tinha muito zelo por aquele enfeite, cuidando sempre para não perder nenhuma moedinha.
Mas um dia aquela mulher notou que faltava uma dracma, imediatamente ela se pôs a procurar por toda a casa e perguntou para suas vizinhas se alguém tinha visto a sua moeda, mas nada, ela não conseguiu encontrar.
Como a sua casa era muito escura, ela pegou a lamparina e começou a procurar. Pois com a lamparina ela poderia ver todos os cantinhos, até os mais escuros e talvez assim achasse a moeda.
Quando a mulher acendeu a lamparina, viu que em sua casa havia muitos cantos sujos, e que precisavam ser limpos, pois sua dracma poderia estar no meio dessa sujeira. Então ela correu e pegou uma vassoura. Ela precisava encontrar essa dracma antes que seu marido chegasse. Ela começou então uma grande faxina. Varreu toda a casa. Tirou os tapetes. Sacudiu as almofadas e arrastou os móveis. Depois de tudo varrido, ela ainda não havia encontrado a sua dracma. Então ela olhou no lixo amontoado e percebeu um brilho. Ela reconheceu, abaixou-se e pegou. Era a sua dracma! Ela ficou tão feliz que correu para as suas amigas avisando que havia encontrado, e elas se alegraram com ela.

2º Interpretação da história
Objetivo: Interpretar a obra a partir de uma conversa descontraída.
Procedimento: Para que as crianças possam ter uma boa compreensão da história, conversaremos e discutiremos sobre o que a parábola quer dizer, qual mensagem que ela apresenta.
Materiais: Nenhum.

3º Lamparina
Objetivo: Descrever o colega, apontando suas habilidades e reconhecendo, vendo em si quais são as suas também.
Procedimento: Será feito um “amigo secreto” e cada criança receberá uma cópia de uma lamparina e terão o desafio de escrever respondendo a seguinte pergunta: “O que seu colega tem de mais precioso?”. Após será entregue ao colega.
Materiais: Fotocópias de uma lamparina.

4º Esconder e procurar
Objetivo: Localizar as moedas, e praticar movimentos, aplicando suas atividades motoras.
Procedimento: Mostraremos uma das moedas que iremos esconder em um determinado espaço da escola, para que as crianças reconheçam quando acharem, e enquanto uma de nós ficará explicando na sala a atividade, a outra sai no pátio e as esconde. Colocaremos algumas das moedas à vista e outras embaixo de objetos.
- Na história de hoje vimos que a mulher perdeu uma moeda. Nós também perdemos dez moedas e gostaríamos que vocês nos ajudassem a procurar nossas moedas. Quando vocês encontrarem uma, por favor, mostrem para nós. As  crianças iram procurar e encontram as moedas. Se algumas ainda estiverem perdidas, pediremos que as procurem até achá-las.
Após faremos perguntas as crianças: Como vocês se sentiram  quando acharam uma moeda? O que fazem quando perdem alguma coisa? O que fazem quando a encontram?  Como se sentem quando não conseguem encontrar o que perderam?
Materiais: 10 moedas – dracmas
5º Confecção de uma lamparina
Objetivo: Envolver as artes visuais, e explorar a motricidade fina da criança.
Procedimento: Entregaremos folhas de desenhos para as crianças, no tamanho de 10cm x 20cm e conduziremos a atividade
Para realizar a lamparina, pegaremos a folha de desenho e dobraremos ao meio.
Após começaremos a cortar a folha em tiras, mas não cortando totalmente, fora a fora.
Depois, passaremos cola em uma das pontas, e grudaremos os lados.
Depois de colado, recortaremos uma tira de EVA para fazermos a alça da lamparina, para que ela não fique “mole” e caia.
Pode também colocar papel celofane laranja dentro da lamparina para parecer que esta com fogo e/ou também uma lanterna dentro do celofane.

Materiais: Folhas de desenho, EVA, cola e tesoura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário