PROJETO
“O Pequeno Príncipe"
Justificativa:
A história O Pequeno Príncipe nos leva a refletir sobre as nossas atitudes e respeitar as diferenças. Responsabilidade, amor, respeito, solidariedade, e determinação são alguns dos princípios que todos devemos ter, e a partir desta historia trabalharei estes conceitos utilizando diversos materiais e atividades que ajudem as crianças a compreenderem o verdadeiro sentido da vida.
Com base na diferença de classes sociais, podem-se compreender as dificuldades que se apresentam no universo de leitura do aluno, por isso, se faz necessário que o professor trace novas estratégias de ensino, fuja do tradicionalismo que é autoritário e intolerante.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
(O Pequeno Príncipe)
Objetivos gerais:
· Trabalhar os conceitos básicos na formação do cidadão;
· Estimular a fantasia e as mais diversas formas de representação e expressão;
· Valorizar a amizade;
· Perceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa.
Metodologia:
1ª atividade: “Contação da historia O Pequeno Príncipe”
Objetivo:
- Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;
- Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade;
- Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
- Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;
Procedimento:
Pedir que as crianças sentem-se em “U”ou da maneira mais confortável possível para que possam desfrutar desse momento onde a imaginação tomará conta de suas mentes.
2ª atividade: “Interpretação da história”
Objetivo:
· Interpretar a obra a partir de uma conversa informal.
Procedimento:
Para que as crianças possam ter uma boa compreensão da historia, conversaremos e discutiremos os valores que a historia nos traz.
3ª atividade: “Nosso planeta”
Objetivo:
· Estimular a imaginação;
· Interpretar o sentido do livro a partir da realização de um texto.
Procedimento:
Realizarei a seguinte pergunta a eles: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?”. A partir deste questionamento, os alunos criarão seu texto respondendo a pergunta. Após o termino da atividade cada aluno ganhará uma bola de isopor e poderá enfeitar o seu planeta da maneira que quiserem.
Avaliação
A avaliação será feita a partir do envolvimento dos alunos e analisando os trabalhos realizados em sala de aula.
Muito bom
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirExcelente, boa ideia!
ResponderExcluir