domingo, 1 de janeiro de 2012

Projeto Rio Grande do Sul 5º ano

Projeto: Rio Grande do Sul e suas riquezas
Justificativa
A partir de estudos feitos nos planos diários da professora titular e a pedidos da mesma, percebemos a importância de revisar conteúdos que foram trabalhados no decorrer do ano.
O assunto que foi abordado por ela durante o ano, e que achou de extrema importância recordar foi a história do Rio Grande do Sul e aspectos relevantes da mesma, pois alguns alunos tiveram dificuldades na compreensão do seguimento dos fatos entre outras apresentadas.
Objetivo geral
       Favorecer o conhecimento e a valorização da cultura Riograndense por meio de representações e participações em atividades lúdicas, significativas e contextualizadas dando mais sentido a aprendizagem preparando os alunos para a crescente autonomia.
Objetivos específicos
Português
       Compreender o assunto estudado a partir de textos e interpretações;
       Valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
       Utilizar diferentes fontes de informação para leituras críticas.
Matemática
       Resolver situações-problema desenvolvendo formas de raciocínio e processos e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

História
       Ampliar conhecimento sobre a história do Rio Grande do Sul e suas vertentes;
       Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região, distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;
       Identificar diferenças culturais entre o modo de vida de sua localidade e o das comunidades indígenas estudadas;
       Estabelecer relações entre o presente e o passado.
Geografia
       Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
       Reconhecer a importância de uma atitude responsável de cuidado com o meio em que vivem, evitando o desperdício e percebendo os cuidados que se deve ter na preservação e na manutenção da natureza;
       Identificar as paisagens naturais do nosso estado (vegetação predominante).
Artes
       Compreender e utilizar a arte como linguagem, mantendo uma atitude de busca pessoal e/ou coletiva, articulando a percepção, a imaginação, a emoção, a investigação, a sensibilidade e a reflexão ao realizar e fruir produções artísticas;
       Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas, sabendo receber e elaborar críticas.

Ensino Religioso
       Valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural.

Educação Física
       Participar de diferentes atividades corporais, procurando adotar uma atitude cooperativa e solidária, sem discriminar os colegas pelo desempenho ou por razões sociais, físicas, sexuais ou culturais.

Informática
       Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Pluralidade cultural
       Conhecer a diversidade do patrimônio etno-cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com pessoas e grupos que a compõem, reconhecendo a diversidade cultural como um direito dos povos e dos indivíduos e elemento de fortalecimento da democracia;
       Exigir respeito para si, denunciando qualquer atitude de discriminação que sofra, ou qualquer violação dos direitos de criança e cidadão.
Avaliação
Avaliarei as situações de aprendizagem e como estas foram aproveitadas pelas crianças e valorizar as diferenças existentes entre elas. Será feita também através de registros, de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.


Plantas baixas (como utilizar-la na sala de aula)

Introdução ao tema Planta baixa     3ª ano
1 ª Atividade: Como é a nossa sala de aula?
Objetivos:
·         Estimular habilidades manuais;
·         Estimular a criatividade;
·         Trabalhar em grupo;
·         Proporcionar a ligação entre o real e o abstrato.
Procedimento:
            A turma formará trios, e cada grupo recebera um barbante de 1m. O trio terá que medir a sala de aula como o seu barbante e ir fazendo anotações. Ao terminar as medições o trio terá que reproduzir a imagem em uma folha A3 apontando no desenho as medidas da sala de aula conforme as anotações deles, desenhando as classes, a mesa do professor, os armários, etc.
            Após terminar a reprodução cada aluno (a) se localizara no desenho (classe onde senta-se) e colocará seu nome, após passara a folha para os outros trios para que os outros colegas possam se localizar na planta da sala de aula e assim continuará sucessivamente.
2ª Atividade: Quem senta lá?
Objetivos:
·         Estimular noções de lateralidade;
·         Interpretar a planta da sala de aula;
·         Estimular a interpretação escrita.
Após cada colega se localizar nas plantas baixas, cada aluno terá que escolher no mínimo 10 colegas para identificar aonde eles sentam-se, ao lado de quem, em que local da sala.
Exemplo:
Mauricio esta a esquerda de Maria que se encontra atrás de Paulo.

A Dracma perdida

PLANEJAMENTO:
“A DRACMA PERDIDA”

Objetivo geral: Fazer com que as crianças compreendam que elas são preciosas para Deus.

ATIVIDADES:
1º Narração da História: “A DRACMA PERDIDA”
Objetivo: Despertar o interesse da criança para envolvê-la no assunto que dará seqüência as outras atividades e conhecer um pouco das parábolas existentes.
Procedimento: Pedir que as crianças sentem-se em “U” ou da maneira mais confortável possível para que possam desfrutar desse momento e após começaremos a contar a história.
Materiais: História.
A DRACMA PERDIDA
(Lucas 15. 8 – 10)

Antigamente quando um casal ficava noivo, o esposo dava para sua esposa uma jóia com dez moedas, chamadas de dracmas. Era um enfeite usado na cabeça, mostrando assim que ela estava comprometida, era como se fosse à aliança nos dias atuais.
O seu valor em dinheiro não era muito alto, mas era de grande valor emocional, por isso ela cuidava com muito carinho. Se o seu enfeite estivesse mal cuidado, sujo ou faltando alguma parte, representava que ela era uma esposa relaxada. Por isso ela tinha muito zelo por aquele enfeite, cuidando sempre para não perder nenhuma moedinha.
Mas um dia aquela mulher notou que faltava uma dracma, imediatamente ela se pôs a procurar por toda a casa e perguntou para suas vizinhas se alguém tinha visto a sua moeda, mas nada, ela não conseguiu encontrar.
Como a sua casa era muito escura, ela pegou a lamparina e começou a procurar. Pois com a lamparina ela poderia ver todos os cantinhos, até os mais escuros e talvez assim achasse a moeda.
Quando a mulher acendeu a lamparina, viu que em sua casa havia muitos cantos sujos, e que precisavam ser limpos, pois sua dracma poderia estar no meio dessa sujeira. Então ela correu e pegou uma vassoura. Ela precisava encontrar essa dracma antes que seu marido chegasse. Ela começou então uma grande faxina. Varreu toda a casa. Tirou os tapetes. Sacudiu as almofadas e arrastou os móveis. Depois de tudo varrido, ela ainda não havia encontrado a sua dracma. Então ela olhou no lixo amontoado e percebeu um brilho. Ela reconheceu, abaixou-se e pegou. Era a sua dracma! Ela ficou tão feliz que correu para as suas amigas avisando que havia encontrado, e elas se alegraram com ela.

2º Interpretação da história
Objetivo: Interpretar a obra a partir de uma conversa descontraída.
Procedimento: Para que as crianças possam ter uma boa compreensão da história, conversaremos e discutiremos sobre o que a parábola quer dizer, qual mensagem que ela apresenta.
Materiais: Nenhum.

3º Lamparina
Objetivo: Descrever o colega, apontando suas habilidades e reconhecendo, vendo em si quais são as suas também.
Procedimento: Será feito um “amigo secreto” e cada criança receberá uma cópia de uma lamparina e terão o desafio de escrever respondendo a seguinte pergunta: “O que seu colega tem de mais precioso?”. Após será entregue ao colega.
Materiais: Fotocópias de uma lamparina.

4º Esconder e procurar
Objetivo: Localizar as moedas, e praticar movimentos, aplicando suas atividades motoras.
Procedimento: Mostraremos uma das moedas que iremos esconder em um determinado espaço da escola, para que as crianças reconheçam quando acharem, e enquanto uma de nós ficará explicando na sala a atividade, a outra sai no pátio e as esconde. Colocaremos algumas das moedas à vista e outras embaixo de objetos.
- Na história de hoje vimos que a mulher perdeu uma moeda. Nós também perdemos dez moedas e gostaríamos que vocês nos ajudassem a procurar nossas moedas. Quando vocês encontrarem uma, por favor, mostrem para nós. As  crianças iram procurar e encontram as moedas. Se algumas ainda estiverem perdidas, pediremos que as procurem até achá-las.
Após faremos perguntas as crianças: Como vocês se sentiram  quando acharam uma moeda? O que fazem quando perdem alguma coisa? O que fazem quando a encontram?  Como se sentem quando não conseguem encontrar o que perderam?
Materiais: 10 moedas – dracmas
5º Confecção de uma lamparina
Objetivo: Envolver as artes visuais, e explorar a motricidade fina da criança.
Procedimento: Entregaremos folhas de desenhos para as crianças, no tamanho de 10cm x 20cm e conduziremos a atividade
Para realizar a lamparina, pegaremos a folha de desenho e dobraremos ao meio.
Após começaremos a cortar a folha em tiras, mas não cortando totalmente, fora a fora.
Depois, passaremos cola em uma das pontas, e grudaremos os lados.
Depois de colado, recortaremos uma tira de EVA para fazermos a alça da lamparina, para que ela não fique “mole” e caia.
Pode também colocar papel celofane laranja dentro da lamparina para parecer que esta com fogo e/ou também uma lanterna dentro do celofane.

Materiais: Folhas de desenho, EVA, cola e tesoura.

Projeto Arca de Ninguem

Projeto: A arca de ninguém
Livro: A arca de ninguém – Mariana Caltabiano
 Justificativa do projeto:
              A escola é um ambiente alfabetizador, onde as crianças estão diariamente em contato com informações que são relevantes para a sua formação, contudo achamos necessário trabalhar desde muito cedo os valores éticos e morais, promovendo assim a socialização.
               Com o objetivo de despertar e refletir sobre igualdade, semelhanças e diferenças, criando oportunidades que os levem a pensar sobre as necessidades e individualidade de cada um e sua relação com o meio ambiente.
Objetivos gerais:
·         Abordar as diferenças sociais, raciais e culturais como fator de enriquecimento das relações humanas;
·         Abordar a importância dos animais para o nosso meio ambiente;

1ª atividade: Hora do conto “A arca de ninguém”
Objetivo:
·         Apresentar o tema que será trabalhado no projeto com o livro que confeccionamos no planejamento “ A arca de ninguém” .
Recursos:
·          Álbum seriado
Procedimento:
Com as crianças sentadas em “U”, contaremos a historia utilizando o recurso álbum seriado.

2ª atividade: Atividade complementar “RIMAS”
Objetivo:
·         Trabalhará a relação som-letra;
·         Reconhecer as rimas das palavras.

Recursos:
·         Folhas;
·         Lápis.
Procedimento:
A partir da história, as crianças criarão rimas utilizando os animais e as diferenças citadas a história.
3ª atividade: Atividade complementar “DOBRADURAS”
Objetivo:
·         Desenvolver a motricidade fina;
·         Interpretar formas e animais em origamis.
Recursos:
·         Folhas;
·         Tesoura.
Procedimento:
Cada criança receberá um papel, onde acompanhando os passos da professora, montará o seu cachorro e seu elefante.



Projeto " O Pequeno Príncipe"

PROJETO
“O Pequeno Príncipe"

Justificativa:
 A história O Pequeno Príncipe nos leva a refletir sobre as nossas atitudes e respeitar as diferenças. Responsabilidade, amor, respeito, solidariedade, e determinação são alguns dos princípios que todos devemos ter, e a partir desta historia trabalharei estes conceitos utilizando diversos materiais e atividades que ajudem as crianças a compreenderem o verdadeiro sentido da vida.
Com base na diferença de classes sociais, podem-se compreender as dificuldades que se apresentam no universo de leitura do aluno, por isso, se faz necessário que o professor trace novas estratégias de ensino, fuja do tradicionalismo que é autoritário e intolerante.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."
                                                                                                (O Pequeno Príncipe)











Objetivos gerais:

·         Trabalhar os conceitos básicos na formação do cidadão;
·         Estimular a fantasia e as mais diversas formas de representação e expressão;
·         Valorizar a amizade;
·         Perceber que as virtudes são indispensáveis à formação da pessoa.


















Metodologia:
1ª atividade: “Contação da historia O Pequeno Príncipe”
Objetivo:
  • Usufruir de um momento lúdico, movido à fantasia e imaginação;
  • Perceber a importância da contação de histórias como uma manifestação cultural emergente em nossa sociedade;
  • Criar o hábito de ouvir histórias, como também o respeito a pessoa que se dispõem a falar;
  • Dispor-se a conhecer o novo, o diferente;

Procedimento:
Pedir que as crianças sentem-se em “U”ou da maneira mais confortável possível para que possam desfrutar desse momento onde a imaginação tomará conta de suas mentes.

2ª atividade: “Interpretação da história”
Objetivo:
·         Interpretar a obra a partir de uma conversa informal.
Procedimento:
                Para que as crianças possam ter uma boa compreensão da historia, conversaremos e discutiremos os valores que a historia nos traz.

3ª atividade: “Nosso planeta”
Objetivo:
·         Estimular a imaginação;
·         Interpretar o sentido do livro a partir da realização de um texto.

Procedimento:
                Realizarei a seguinte pergunta a eles: “Se você fosse dono de um planeta, como ele seria?”. A partir deste questionamento, os alunos criarão seu texto respondendo a pergunta. Após o termino da atividade cada aluno ganhará uma bola de isopor e poderá enfeitar o seu planeta da maneira que quiserem.
Avaliação
A avaliação será feita a partir do envolvimento dos alunos e analisando os trabalhos realizados em sala de aula.